Prospecção avançada
a favor do aumento de vendas para novos clientes:
Nem todo o vendedor
gosta do trabalho de prospecção. Já foi longe o tempo em que um
dos melhores recursos de prospecção eram as listas telefônicas.
Também não é de hoje que os sites tiraram suas relações de
clientes com detalhes de telefone e endereços de pessoas de seus
sites. Vendedor que se presa deve buscar novos recursos de prospecção
a fim de ampliar sua carteira de novos clientes.
Independente do
Planejamento de Marketing que sua empresa adotou para seu time de
vendedores, a prospecção não deve parar, e ela atua como uma
refresh em sua carteira. Os novos entrantes reforçam seu desempenho
financeiro e estimula todo o processo econômico da empresa.
As estratégias a
seguir podem aliviar a carga de stress depositada sobre os ombros do
vendedor em função de suas metas mensais.
Uma carteira de
clientes possui um capacidade que pode se tornar estática e ficar
aquém das expectativas, tanto do vendedor, quanto da empresa. Uma
forma de analisar esse potencial é observar o quanto seus critérios
atendem cada uma dos itens abaixo:
1- Recompra pelos
mesmos clientes.
2- Oferta de novos
produtos.
3- Análise do Ticket
médio de toda a carteira.
4- Mix de produtos
oferecidos pela empresa
5- Novos produtos a
serem oferecidos
E se a sua empresa te
oferece um CRM – Customer Relationship Management, uma forma de
administrar bem os seus clientes, então você ainda tem uma outra
maneira de reforçar o valor que seu cliente observa de seu produto.
Isso, pelo menos ajuda a manter os clientes por mais tempo na sua
carteira.
Antes de abordarmos o
tema principal, ainda é possível lembrar das ações que mantém
sua carteira saudável, no mínimo.
1- Assegurar a recompra
dos clientes.
2- Reativar os clientes
inativos.
3- Propor novos usos e
aplicações.
4- Promover a troca do
concorrente através de ações promocionais ou de prestação de
serviços.
5- Oferecer novos
produtos, buscar novas áreas na mesma empresa, ampliar o estoque.
Tudo isso é uma
abordagem que visa a tratar sua carteira com o olhar para dentro
dela. No entanto, uma vez que nosso mercado é volátil e os
clientes, podem ser, de 10% a 30% em média, volúveis, vamos às
estratégias que nos coloca na dianteira dos novos negócios.
A abordagem a seguir,
considera os novos tempos que vivemos e as possibilidades que temos
nesse ambiente.
Entre em todos os
sites da concorrência e procure as páginas de relacionamento
com clientes, os fóruns, as páginas promocionais, as páginas de
depoimento e de testemunhal, etc. Descubra o que os clientes dos
concorrentes pensam a favor do produto ou serviço deles para que
você aprenda a fazer algo ainda melhor.
Conheça as
promoções que seus concorrentes realizam e perceba como é que
seus clientes são sensibilizados por elas. Avalie de que maneira
seus diferenciais podem superar promoções temporárias e promova a
qualidade permanente em detrimento da promoção passageira, ou faça
uma promoção que esteja à altura de seu concorrente. Lembrando
sempre que quando o cliente se acostuma com um valor mais baixo,
torna-se resistente em voltar ao valor mais alto. Prefira um contra
ataque que não atinja seus próprios princípios comerciais e
financeiros. Uma imagem bem construída na mente de seus clientes é
o melhor que você pode fazer quando pensa em longo prazo.
Descubra os lugares
que eles frequentam e passe a frequentar também. Os
consumidores é claro. Essa é uma das melhores maneiras de falar
diretamente com eles num ambiente informal e possibilitar uma
continuidade no relacionamento profissional.
Participe de sites e
blogs sobre os assuntos que você vende.
Interagir com os interessados naquilo que você vende e negocia é a
melhor maneira de proporcionar possibilidades de compras. Cadastre-se
nos sites a respeito de opinião de consumidores, de manutenção dos
seus produtos, de opinião pública, de reclamação, etc. Fale a
respeito de sua visão e aproveite para fazer uma propaganda, não
esquecendo de colocar alguma forma de as pessoas te encontrarem.
Mantenha seus
clientes e o mundo informado. Esquecido
é quem não é lembrado, já dizia o velho ditado. Esteja presente
na mente dos seus interessados, ainda que eles não comprem de você,
isso vai mudar em algum momento. Promova informações que estejam
relacionadas com o que você vende. Lembre a eles qualidades
intrínsecas de seus produtos. Reforce aspectos peculiares. Envie
através de “news letter” pequenos trechos de informação
relevante, lembre-se de colocar imagens de seus produtos. Como fazer
isso? Monte um Blog sobre o assunto e sugira o site para todos os
compradores de seu produto, os que compram e os que ainda não
compram. Não esqueça de manter visível o botão, “participar”.
Frequente os eventos
relacionados ao seu mercado. Construa
seu network, se já não estiver fazendo isso. Mais uma vez, esteja
onde eles podem estar e aumente sua visibilidade, torne-se conhecido,
dê opiniões, interaja, troque cartões, bata papo, apresente-se,
sem medo de ser feliz.
Aprenda
a desenvolver u ma linguagem cada vez mais profissional e bem
embasada a respeito daquilo que você vende, seja o máximo
profissional para parecer necessário.
Crie e promova
eventos sobre seu produto ou serviço. Existem várias ferramentas
gratuitas na internet para prover seus eventos, fazendo isso você
aproxima seus leads. Agradeça sua presença e participação.
Estimule opiniões e sugestões, interação e compartilhamento. Você também pode realizar palestra
pela internet, em algum sistema do tipo https://plus.google.com/hangouts. Peça sempre para eles compartilharem com seus conhecidos, clientes ou fornecedores.
E lembre-se de entregar um relatório a parte sobre os resultados desse trabalho ao seu gerente. Afinal, já que suas vendas vão aumentar, nada mal esperar por uma promoção.
Excelente post!
ResponderExcluirUm ponto que eu julgo ser de grande importância é visitar os sites concorrentes diariamente, afinal é essencial saber quais os pontos que faltam para que a empresa possa melhorar diante do público e, claro, quais os pontos em que ela tem tido vantagens, para que os mantenha e fortaleça ainda mais.