terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dicas valiosas para aumentar sua base de clientes potenciais.



Prospecção avançada a favor do aumento de vendas para novos clientes:

Nem todo o vendedor gosta do trabalho de prospecção. Já foi longe o tempo em que um dos melhores recursos de prospecção eram as listas telefônicas. Também não é de hoje que os sites tiraram suas relações de clientes com detalhes de telefone e endereços de pessoas de seus sites. Vendedor que se presa deve buscar novos recursos de prospecção a fim de ampliar sua carteira de novos clientes.

Independente do Planejamento de Marketing que sua empresa adotou para seu time de vendedores, a prospecção não deve parar, e ela atua como uma refresh em sua carteira. Os novos entrantes reforçam seu desempenho financeiro e estimula todo o processo econômico da empresa.
As estratégias a seguir podem aliviar a carga de stress depositada sobre os ombros do vendedor em função de suas metas mensais.
Uma carteira de clientes possui um capacidade que pode se tornar estática e ficar aquém das expectativas, tanto do vendedor, quanto da empresa. Uma forma de analisar esse potencial é observar o quanto seus critérios atendem cada uma dos itens abaixo:

1- Recompra pelos mesmos clientes.
2- Oferta de novos produtos.
3- Análise do Ticket médio de toda a carteira.
4- Mix de produtos oferecidos pela empresa
5- Novos produtos a serem oferecidos

E se a sua empresa te oferece um CRM – Customer Relationship Management, uma forma de administrar bem os seus clientes, então você ainda tem uma outra maneira de reforçar o valor que seu cliente observa de seu produto. Isso, pelo menos ajuda a manter os clientes por mais tempo na sua carteira.

Antes de abordarmos o tema principal, ainda é possível lembrar das ações que mantém sua carteira saudável, no mínimo.

1- Assegurar a recompra dos clientes.
2- Reativar os clientes inativos.
3- Propor novos usos e aplicações.
4- Promover a troca do concorrente através de ações promocionais ou de prestação de serviços.
5- Oferecer novos produtos, buscar novas áreas na mesma empresa, ampliar o estoque.

Tudo isso é uma abordagem que visa a tratar sua carteira com o olhar para dentro dela. No entanto, uma vez que nosso mercado é volátil e os clientes, podem ser, de 10% a 30% em média, volúveis, vamos às estratégias que nos coloca na dianteira dos novos negócios.
A abordagem a seguir, considera os novos tempos que vivemos e as possibilidades que temos nesse ambiente.

Entre em todos os sites da concorrência e procure as páginas de relacionamento com clientes, os fóruns, as páginas promocionais, as páginas de depoimento e de testemunhal, etc. Descubra o que os clientes dos concorrentes pensam a favor do produto ou serviço deles para que você aprenda a fazer algo ainda melhor.

Conheça as promoções que seus concorrentes realizam e perceba como é que seus clientes são sensibilizados por elas. Avalie de que maneira seus diferenciais podem superar promoções temporárias e promova a qualidade permanente em detrimento da promoção passageira, ou faça uma promoção que esteja à altura de seu concorrente. Lembrando sempre que quando o cliente se acostuma com um valor mais baixo, torna-se resistente em voltar ao valor mais alto. Prefira um contra ataque que não atinja seus próprios princípios comerciais e financeiros. Uma imagem bem construída na mente de seus clientes é o melhor que você pode fazer quando  pensa em longo prazo.

Descubra os lugares que eles frequentam e passe a frequentar também. Os consumidores é claro. Essa é uma das melhores maneiras de falar diretamente com eles num ambiente informal e possibilitar uma continuidade no relacionamento profissional. 

Participe de sites e blogs sobre os assuntos que você vende. Interagir com os interessados naquilo que você vende e negocia é a melhor maneira de proporcionar possibilidades de compras. Cadastre-se nos sites a respeito de opinião de consumidores, de manutenção dos seus produtos, de opinião pública, de reclamação, etc. Fale a respeito de sua visão e aproveite para fazer uma propaganda, não esquecendo de colocar alguma forma de as pessoas te encontrarem.

Mantenha seus clientes e o mundo informado. Esquecido é quem não é lembrado, já dizia o velho ditado. Esteja presente na mente dos seus interessados, ainda que eles não comprem de você, isso vai mudar em algum momento. Promova informações que estejam relacionadas com o que você vende. Lembre a eles qualidades intrínsecas de seus produtos. Reforce aspectos peculiares. Envie através de “news letter” pequenos trechos de informação relevante, lembre-se de colocar imagens de seus produtos. Como fazer isso? Monte um Blog sobre o assunto e sugira o site para todos os compradores de seu produto, os que compram e os que ainda não compram. Não esqueça de manter visível o botão, “participar”.

Frequente os eventos relacionados ao seu mercado. Construa seu network, se já não estiver fazendo isso. Mais uma vez, esteja onde eles podem estar e aumente sua visibilidade, torne-se conhecido, dê opiniões, interaja, troque cartões, bata papo, apresente-se, sem medo de ser feliz.
Aprenda a desenvolver u ma linguagem cada vez mais profissional e bem embasada a respeito daquilo que você vende, seja o máximo profissional para parecer necessário.

Crie e promova eventos sobre seu produto ou serviço. Existem várias ferramentas gratuitas na internet para prover seus eventos, fazendo isso você aproxima seus leads. Agradeça sua presença e participação. Estimule opiniões e sugestões, interação e compartilhamento. Você também pode realizar palestra pela internet, em algum sistema do tipo https://plus.google.com/hangouts. Peça sempre para eles compartilharem com seus conhecidos, clientes ou fornecedores.

E lembre-se de entregar um relatório a parte sobre os resultados desse trabalho ao seu gerente. Afinal, já que suas vendas vão aumentar, nada mal esperar por uma promoção. 

Um comentário:

  1. Excelente post!
    Um ponto que eu julgo ser de grande importância é visitar os sites concorrentes diariamente, afinal é essencial saber quais os pontos que faltam para que a empresa possa melhorar diante do público e, claro, quais os pontos em que ela tem tido vantagens, para que os mantenha e fortaleça ainda mais.

    ResponderExcluir